top of page
Foto do Ato de Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Acesso à Justiça e da Advocácia, de autoria do Deputado Gustavo Victorino. Na imagem ele aparece discursando durante a cerimônia de instalação.

Frentes Parlamentares

A Frente Parlamentar é uma iniciativa de extrema importância para o desenvolvimento de políticas públicas e aprimoramento da legislação em um determinado setor. Ao unir deputados de diferentes partidos em torno de um objetivo comum, a Frente Parlamentar promove um diálogo construtivo entre os representantes do povo gaúcho, sociedade civil e órgãos públicos. O resultado é a construção de uma sociedade mais justa e democrática em torno de soluções efetivas e adequadas às necessidades do Rio Grande do Sul  .

Galeria de fotos:

Notícias sobre a frente

Frente Parlamentar em Defesa do Acesso à Justiça e da Advocacia.

Logo Frente Parlamentar em Defesa do Acesso à Justiça

A criação da Frente Parlamentar tem como objetivo principal ampliar o acesso à justiça para as pessoas carentes no Estado do Rio Grande do Sul. Infelizmente, uma grande parcela da população brasileira, cerca de 25%, não tem acesso ao sistema de justiça, o que equivale a cerca de 52 milhões de pessoas em todo o país. Dados da Defensoria Pública revelam que 48% desses brasileiros são vulneráveis e têm renda de até três salários mínimos.

Esse cenário evidencia a importância de iniciativas que buscam facilitar o acesso à advocacia para as pessoas que mais precisam. Por outro lado, os advogados também enfrentam dificuldades em agilizar a prestação de serviços, o que ressalta a necessidade de um debate amplo com os agentes do direito e do judiciário. Com a união de esforços, espera-se promover mudanças significativas que tornem o acesso à justiça mais efetivo e igualitário para todos os cidadãos.

Frente Parlamentar  em Defesa do  Trânsito Seguro

Logo Frente Parlamantar em Defesa do Transito Seguro

Discutir e propor medidas que contribuam para a redução da violência no trânsito no Estado do Rio Grande do Sul é o principal objetivo da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

O trânsito é uma das principais causas de mortes no Brasil e, no Rio Grande do Sul não é diferente. De acordo com estudo publicado pelo IPEA, o país registra, em média, 45 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trânsito, ocupando o terceiro lugar entre os países com o maior número de vítimas fatais no mundo. O custo anual estimado é de 50 bilhões de reais, além de um saldo de aproximadamente 350 mil pessoas com invalidez permanente.

“A segurança no trânsito não se faz só com multa, mas com educação e prevenção”, pontua o deputado Gustavo Victorino.

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – Cetran RS -, Sérgio Teixeira, destaca a importância da iniciativa: “A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro se constituirá num fórum de debates para que os objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) sejam alcançados”.

O Pnatrans , criado em 2018, pela Lei nº 13.614, é um plano nacional com metas definidas para salvar vidas e reduzir a quantidade de feridos graves no trânsito brasileiro até 2028. A meta principal é a redução de 50% nos índices de morte.

Galeria de fotos:

Notícias sobre a frente

Galeria de fotos:

Notícias sobre a frente

Frente Parlamentar
Invasão Zero

Logo Frente Parlamentar Invasão Zero

O deputado Gustavo Victorino protocolou na Assembleia Legislativa a criação da Frente Parlamentar Invasão Zero, com o objetivo de atuar em defesa da propriedade privada, da paz e da ordem pública no campo e nas cidades e pela garantia do Estado Democrático de Direito.
O parlamentar argumenta que o Rio Grande do Sul é um dos maiores núcleos de agronegócios do país e, historicamente, alvo de invasões e ataques. Por isso, diante da atual explosão dessas invasões pelo país há a necessidade de abordar a matéria, a fim de evitar prejuízos à produtividade e ao fomento econômico.
“Reconheço a importância do processo de reforma agrária, mas o que não podemos aceitar é a penalização do agronegócio gaúcho que, ao longo de tempo, sempre se mostrou a principal pilastra da economia gaúcha, vencendo obstáculos econômicos internos e mesmo de ordem internacional, por isso, o momento é de discussão e proposição de medidas fundamentais para a busca de avanços para o campo”, explica Victorino.

Quando: 19 de junho de 2023

Horário: 14 horas

Local: Salão Júlio de Castilho, Assembleia Legislativa RS

bottom of page