Deputado Victorino propõe medidas de prevenção à hipertensão na gravidez
- Salete Teixeira
- 13 de jan.
- 1 min de leitura

Com o objetivo de promover a conscientização, a detecção precoce e o tratamento da pressão alta das gestantes, o deputado Gustavo Victorino propõe, por meio do Projeto de Lei Nº 421/2024, a Política Estadual de Prevenção e Combate à Pré-eclâmpsia no Rio Grande do Sul, buscando a melhoria da saúde materna e a redução de riscos à vida das gestantes e seus filhos.
A pré-eclâmpsia é uma condição que ocorre durante a gravidez, caracterizada por hipertensão arterial e excesso de proteína na urina. Considerada umas das principais causas de mortalidade materna no Brasil e no mundo, afeta entre 5% e 8% das gestantes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A proposta do parlamentar busca a redução das complicações associadas à pré-eclâmpsia, através da conscientização das gestantes e o fortalecimento da rede pública de saúde com a capacitação contínua dos profissionais, implementação de protocolos de acompanhamento e manejo clínico, oferecendo maior segurança às gestantes e a seus familiares, a fim de garantir um atendimento contínuo e coordenado.
“As complicações associadas à pré-eclâmpsia são responsáveis por mais de 17% dos óbitos maternos no Rio Grande do Sul, o que demonstra um grande desafio para o sistema de saúde e a necessidade urgente de políticas mais eficazes no cuidado com as gestantes e seus filhos”, pontua o deputado Gustavo Victorino.
Commentaires