top of page
Foto do escritorSalete Teixeira

Luta contra a Endometriose agora é Lei


Foto: Paulo Garcia
Foto: Paulo Garcia

Promulgada pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira, 19, a Lei Nº 16.071/23 que institui a Política Estadual de Luta Contra a Endometriose no Rio Grande do Sul, de autoria do deputado Gustavo Victorino.


A nova legislação estabelece o atendimento multidisciplinar, a formação e capacitação de profissionais especializados no atendimento às pacientes e o estímulo a exames para diagnóstico da doença.


A endometriose, uma doença que atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, é caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. A enfermidade é uma das principais causas de infertilidade, cujos sintomas incluem cólicas menstruais, dores abdominais, entre outras que afetam a qualidade de vida das pacientes, podendo levar a morte.


Para o cumprimento das diretrizes da Política Estadual de Luta Contra a Endometriose, o poder público poderá firmar convênios com instituições para implementação dos atendimentos. O deputado Gustavo Victorino adianta a disposição de pelo menos três hospitais na capital em implementar núcleos de atendimento especializado em endometriose, fazendo um apelo aos hospitais do interior do estado a implantarem, também, centros de saúde da mulher com especialização para o tratamento da doença.


“Muito feliz que minha primeira lei promulgada é de cuidado com a saúde, em prol da qualidade de vida das mulheres”, afirma o parlamentar.


O Diretor da Sociedade Brasileira de Endometriose, Pablo W. Nascimento destaca a importância da criação da Política Estadual de Luta Contra a Endometriose: “O combate a uma doença que acomete mulheres numa fase tão produtiva e que, muitas vezes, as retira do mercado de trabalho ou as impede de ser mãe é, realmente, uma lei de valorização da mulher. Parabéns, deputado!”

13 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Feb 06

Gostaria de saber ,se um deputado estadual pode vender remédios no rádio prometendocuras milagrosas

Se ñ é você me perdoa

Miguel Capelucci. SP

Like
bottom of page