Política de prevenção e combate ao HPV é aprovada na Comissão de Saúde
- Salete Teixeira
- 19 de mar.
- 1 min de leitura

Foto: Lucas Kloss/Agência ALRS |
Aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira, 19, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o Projeto de lei Nº 505/23, do deputado Gustavo Victorino, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Papilomavírus Humano (HPV), com atuação em conscientização, imunização, diagnóstico e tratamento da doença.
Ao fundamentar a matéria no Colegiado, o deputado Victorino reiterou a necessidade de um programa para o combate à doença junto ao sistema público de saúde diante do avanço dos casos que, se diagnosticados precocemente pode impedir a evolução para patologias malignas: “Ao criar a Política Estadual de Combate ao HPV, podemos avançar na implantação junto aos Núcleos de Saúde da Mulher para a prevenção do câncer de colo do útero”, argumentou o parlamentar.
O HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e está associada ao desenvolvimento da maioria dos casos de câncer de colo do útero e de diversos outros tumores em homens e mulheres.
Apesar da disponibilidade de vacinas que previnem em até 90% dos casos de câncer de colo de útero causados pelos tipos mais agressivos de HPV, a cobertura vacinal no Brasil ainda é insuficiente. Estudos apontam para uma preocupante defasagem na imunização, especialmente entre meninos e na aplicação da segunda dose em meninas, comprometendo a efetividade da prevenção.
O Projeto de Lei segue, agora, para votação em Plenário.
Comments