top of page

Turismo sustentável da Alemanha é inspiração para o RS, diz Victorino


Ponte pênsil na cidade de Mörsdorf. Foto: Divulgação.
Ponte pênsil na cidade de Mörsdorf. Foto: Divulgação.

Em viagem técnica à Alemanha, o presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, deputado Gustavo Victorino traz exemplos que podem servir de inspiração para os gestores públicos e atrair investidores para o Rio Grande do Sul.


O parlamentar cita o rio Reno, a região dos vales e montanhas que são cuidadosamente direcionados para o ecoturismo, explorado pela iniciativa privada mas com a ajuda do poder público que sustenta museus e castelos para tornar a experiência turística ainda mais enriquecedora.


Outro exemplo de turismo sustentável vem da pequena cidade de Mörsdorf , à oeste da Alemanha. Uma ponte suspensa com 360 metros de comprimento a cerca de 100 metros de altura, onde só a travessia já é uma aventura, além da paisagem montanhosa para admirar.


“E o mais interessante que devemos levar de lição é que não cobram nenhum centavo para andar na ponte pênsil e conhecer todo o parque, o lucro vem do movimento dos hotéis, restaurantes, estacionamento e outros serviços tão bem oferecidos, onde o turismo sustentável é de dar aula para o mundo”, afirma.


No sul da Alemanha, Victorino registra a transformação de um pequeno vilarejo numa verdadeira cidade com preservação histórica e, ao mesmo tempo moderna, comprovando que o turismo não está ligado ao tamanho da cidade, mas a capacidade de exploração dos locais, criação de produtos e atração de visitantes.

Comitiva da Viagem Técnica. Foto: Divulgação.
Comitiva da Viagem Técnica. Foto: Divulgação.

O deputado Gustavo Victorino, juntamente com o deputado Elton Weber integram a comitiva da Rota Romântica gaúcha que está na Alemanha para um roteiro por várias regiões, na busca de conhecimento e troca de experiências nas áreas do turismo, agricultura, sustentabilidade e energias renováveis.

48 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page